sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

EU ASSISTI!!! Straight Outta Compton!

Cartaz do filme. Cortesia de 2DBZ.
Olá, amigos e amigas... Tudo belezinha com vocês? Espero que sim... Finalmente consegui assistir ao 'Straight Outta Compton', filme biográfico que conta a história do grupo de rap N.W.A. e a trajetória de seus integrantes. E por que que era importante pra mim assistir a este filme???


Pros coleguinhas que não me conhecem direito, não conhecem meu background musical, basicamente o N.W.A., grupo composto por Arabian Prince, DJ Yella, Dr. Dre, Easy-E, Ice Cube e MC Ren, moldou boa parte do que foi o rap dos anos 90. E eu, que nessa época chafurdei na lama do estilo, apesar de não ser uma fã direta do grupo, reconheço a importância dele para o gênero. Na verdade, quando comecei a escutar de fato, e conscientemente, o rap, Ice Cube já não fazia parte do grupo, e eu gostava mesmo era dele. Este grupo, no seu auge, causou polêmica, pelo conteúdo violento e de protesto das letras, foi perseguido até mesmo pelo FBI... É... Fizeram bastante barulho, além de colocarem na boca de geral a guerra entre os rappers da costa leste, contra os da costa oeste. Qualquer hora dessas vamos fazer uma postagem sobre eles, que não é o caso, agora.

Nesta postagem vou só, sem dar muito spoiler, contar sobre minha experiência assistindo ao filme. Ele foi muito comentado, transformou-se no grande sucesso de bilheteria de 2015, levou a negada toda, e os amantes do estilo, pros cinemas nos USA, e alcançou moderado sucesso fora do país de origem da banda também. E, causou protestos de quem achava que ele deveria ter sido ao menos mencionado nas indicações ao Oscar... Os negros este ano foram esnobados solenemente na premiação, e me parece que de fato este filme era quem detinha as melhores chances de ser um bom indicado.

Assistindo ao filme, sendo uma fã de muitas pessoas representadas lá, pra mim foi tudo divertido. Com produção de Ice Cube, Dr. Dre e Tomica, esposa do falecido Easy-E, alguns cuidados foram tomados... E é aqui que conto um pouco da história que não vai ser bem um spoiler, já que é aberta pra quem quiser pesquisar na internet... Easy-E era um traficante em Compton, Dr. Dre era DJ, e Ice Cube era rapper. Os dois últimos estavam sempre fazendo músicas juntos, mas eram dois durangos. Dinheiro mesmo quem tinha era Easy, que empreendia no comércio - sendo irônica. Pois ele pegou essa graninha, se uniu à Dre e Cube depois de ouvir um rap deles numa casa noturna, e financiou o primeiro LP da galera, encabeçando o lançamento - ele teve que aprender a cantar pra solar nas gravações - e criando um selo próprio. Ele ia comprando as gravações, a manufatura dos discos, vendendo, e reinvestindo. Ou seja, o grupo tinha um trio que se complementava, além dos dois outros integrantes que ajudavam na produção das faixas. Cube compunha a maior parte do material, Dre fazia as batidas, e produzia o som, e Easy, além de cantar nas faixas, era o empresário, empreendedor.

Da esquerda para direita: Suge, Tupac e Snoop Dogg.
Foto cortesia de Rollingout.
Com o tempo as brigas pela distribuição do dinheiro separaram o grupo. Primeiro Cube saiu, e foi pra carreira solo. Bom letrista que era, se deu bem. Depois de um tempo, enveredou no cinema, e se solidificou. Dre ficou com Easy por mais algum tempo, eles lançaram mais dois discos juntos. Mas ele também roeu a corda, e foi parar na mão do perigoso Suge Knight, que financiou a abertura de outra gravadora, a Death Row... E eis por que essa banda foi importante. Death Row, na primeira metade dos anos 90, foi responsável pelo surgimento de Dr. Dre, Snoop Dog e Tupac, só para citar alguns... Dre, depois de um tempo, largou a Death Row, por que não gostava do jeito pouco ortodoxo de Suge conduzir os negócios, e abriu mais uma gravadora... Seu primeiro lançamento? Um carinha pouco importante chamado Eminem...

Enquanto isso, Easy, antes de morrer, com a gravadora Ruthless Records, lançou muitos artistas de sucesso moderado, e um que alcançou muito sucesso, por ocasião de sua morte... Easy E. parecia ser um bom sujeito - apesar de ter sido traficante -, e deixou saudade. Tanta, que o grupo Bone Thugs N Harmony, após sua morte, lhe dedicou um álbum, e especial uma música: The Crossroads... Um dos raps que eu mais gosto.

Por que estou falando sobre isso, se nada disso é importante pro filme??? Por que o filme cobre desde a formação do N.W.A. até a morte de Easy, e tudo o que cercava os rapazes da banda. Então, é uma parada de look-a-likes dos artistas que nós, adolescentes dos anos 90 que curtiam hip hop, amávamos. Um belo jeito de homenagear o que vivemos. E esse é o grande mérito do filme, na minha opinião. Desde o filho de Ice Cube fazendo o papel do pai, e sombreando cada trejeito do rapper, até a belíssima atuação de Jason Mitchell como Easy-E - uma menção no Oscar valeria pra esse moço, na minha opinião -, e o detalhamento nos papéis de Suge Knight e aparições acuradas de Snoop Dog e Tupac - este causando burburinho, por conta dos rumores na época da cine biografia dele. Tudo muito detalhado, não só nas aparências físicas, mas na maneira de falar desses artistas tão famosos, e até no caminhar... De forma que os fãs, antes mesmo da primeira palavra de cada um deles, são capazes de nomear quem está entrando em cena. Não sei se foi coisa da direção do filme - Felix Gary Gray - ou dos produtores, ou sei lá. Mas o aspecto humano do filme ficou de fato muito legal.


Elenco principal. Os atores que interpretaram N.W.A.
Foto cortesia de Variety.

Mas o filme é mesmo tudo isso que falam? Hum... Talvez pra quem more em Compton, ver sua realidade exposta nas telas do cinema seja legal. Mas eu não achei tudo isso que estavam falando, além do que já citei, sobre o talento humano que o filme carrega. Merecia sim indicação no Oscar, como já disse, pro moço que fez o Easy-E. Está na moda agora lançar biografias do pessoal do Hip Hop dos anos 90. Então, temos alguns filmes já lançados para comparar. E, se formos fazer isso, realmente 'Straight Outta Compton' é o melhor. Ficamos no aguardo da biografia sobre Tupac, pra ver vai sair melhor que esse. Já tô sabendo que vai ter aparição de um Notorious BIG nele... Estou curiosa...



JulyN.

Nenhum comentário: